Por volta dos anos 40 chegava à localidade de Barra Pequena a família de Reinoldo e Emilia Klauck, seu filho Aloizio e sua esposa Cecília. No dia 5 de janeiro de 1943, vindos de São Carlos em lombo de burros, abrindo picadas a facão e foice, chegaram em Cunhataí os irmãos João e Jacó Sehnen. Os dois armaram um acampamento na margem de um pequeno rio, local hoje bem no centro da Sede. João e Jacó logo que chegaram começaram a desbravar a mata virgem, muito rica em pinheiro araucáia e madeira de lei.
De 1944 em diante começaram a chegar outras famílias, entre elas, as de pedro e sua esposa Elza Schwertz, Andreas e sua esposa Carolina Konzen, Francisco e sua esposa Alma Franken, Norberto e Otília Schwertz, OscarSehnem e sua esposa, e Osvaldo Sehnem. Pelo interior do município registramos a chegada das famílias de Artur e Alma Beling, Erich e Olga Maas, Odilo Shu, Selmiro e Frida Gerhard, Edmundo Camara e outras. Todas estas famílias que aqui chegaram naquela época pensando num futuro melhor, estavam distante de praticamente tudo, assistência médica, religiosa, e dos familiares.
Nossos colonizadores sofreram muitas necessidades, muita solidão e saudades de amigos e parentes que deixaram pra trás.
Desde então a grande aventura desses homens e mulheres que aqui chegaram foi derrubar o mato, cravar o arado e a enxada onde até então ninguém o havia feito, onde a fertilidade do solo prometia muitos frutos. Nesta árdua luta,em que cada metro quadrado precisa ser arrebatado da selva, os bravos colonizadores dependiam tão somente dos seus próprios esforços.
Cunhataí está localizado no Oeste de Santa Catarina.
Limita-se com os Municípios de Saudades, Cunha Porã, Palmitos e São Carlos. Colonizado por descendentes de alemães onde até hoje preserva a cultura, os costumes e a língua mãe.

Fonte: Site Oficial da Prefeitura Municipal de Cunhataí– SC